quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Monstro de cada dia: CELULITE.


Monstro de cada dia: CELULITE.

Não existe, (BRADO A TODAS), não existe uma só mulher que não sofreu, sofre ou sofrerá com a persistente celulite. Durante anos as mulheres lutaram pela igualdade na sociedade e conseguimos muitos frutos destas lutas, e com toda essa garra e determinação também lutamos contra esta dolorosa realidade (risos, o exagero tem explicação), mas ainda não conseguimos o mesmo êxito logrado em outras áreas.

Bem, já que vamos lutar contra a CELULILTE, vamos usar um método de batalha infalível desde o inicio de todas as guerras, vamos conhecer melhor nossa INIMIGA.

1º CELULITE (fibro edema geloide) são aqueles “furinhos” que aparecem na pele, quase que exclusivamente, das mulheres, dando uma aparência de “CASCA DE LARANJA”. A celulite pode aparecer por diversas causas: fatores genéticos, hormonal, sedentarismo ou até mesmo má alimentação. Ela se subdivide em 4 graus sendo que o grau 1 é a forma mais leve e o grau 4 é a forma mais severa.

 

SUA PELE POR DENTRO

Nossa pele é formada por três camadas:
Epiderme – a camada superficial;
Derme – a camada intermediária;
Hipoderme - a camada mais profunda.
 
A celulite são alterações subcutâneas, simplificando, são bolsas de gordura sob a pele. Estas bolsas ficam justamente entre a Epiderme e a Derme, e por essa razão causam a aparência de “casca de laranja”.



TRATAMENTOS
Em épocas de tecnologia em todos os setores, o estético não ficaria de fora. Mesmo a celulite não tendo cura, AINDA, existem tratamentos para todos os seus graus, que podem amenizar os efeitos do problema.
Existem inúmeros tratamentos, mas alguns se destacam:
Drenagem Linfática – massagem que visa eliminar líquidos nos tecidos. A massagem ajuda a eliminar pequenos nódulos de gordura, dando um aspecto mais uniforme e liso na pele;
Massagem Modeladora – Este tratamento atua tanto sobre o sistema linfático quanto sobre as placas de gordura. A massagem faz com que ocorra a vasodilatação, aumenta a oxigenação local e acelera a velocidade de metabolização, o que ajuda a diminuir a flacidez. Indicada para todos os graus de celulite, mas se as causas do problema forem de ordem genética ou por conta de flacidez, o tratamento não é tão eficaz;
Creme Anticelulite – Este tratamento tem que vir acompanhado de uma boa alimentação, ingestão de líquidos e prática de exercícios. Hoje, no mercado, existem cremes com princípios ativos de retinóides, castanha da Índia, extrato de chá verde e diversas outras composições. A intenção destes cremes é quebrar a gordura localizada, melhorar a microcirculação e estimular a produção de colágeno;
Endermologia – Este tratamento usa um aparelho que tem um sistema de sucção e dois rolos. Estimula circulação e promove a drenagem linfática, diminuindo assim a celulite. É recomendando para graus moderados e graves, sendo que também realiza uma esfoliação no local tratado;
Radio Frequência – Este tratamento estimula a produção de colágeno. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo, é o mais duradouro, é indicado para todos os graus de celulite, até mesmo os que têm flacidez associada. Este tratamento reestrutura o tecido com mais intensidade;
Mesoterapia – Um coquetel de medicamentos que diminui a gordura no local tratado. De acordo com a Dra. Carolina Marçon, o tratamento deve ser acompanhado de treino regular, ingestão de líquidos e uma alimentação equilibrada;
Laser – neste tratamento, é ministrada anestesia local na área a ser tratada, são feitas duas pequenas incisões e são inseridas cânulas com a fibra ótica do aparelho. O laser destrói a gordura localizada. Este tratamento estimula ainda a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e com maior elasticidade;
Carboxiterapia – Consiste em aplicação de injeções de Dióxido de Carbono, que melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos. Esse método era usado, inicialmente, para tratar ulcerações na pele, e por conta dos efeitos de oxigenação e circulação do sangue, começou a ser usado para tratar flacidez da pele e irregularidades por conta da celulite. Como o tratamento não tem estudos ou pesquisas a cerca do tratamento para celulites, não é considerado pelos médicos dermatologistas. Os valores da sessão ficam em torno de R$ 100,00 por região.
Ultrassom com Lipolíticos – A base do tratamento é que ele realiza modificações nas ligações intercelulares e aumenta a permeabilidade da membrana celular. Este tratamento não tem comprovação cientifica e não é bem vista pela sociedade médica por esta razão;
Gesso Liporedutor – substancias que endurecem quando aplicadas sobre a pele, desencadeando um aquecimento, dilatando os vasos, facilitando a entrada dos princípios ativos da composição. Este tratamento não tem comprovação cientifica e são necessárias no mínimo 10 sessões para que se vejam resultados. Os valores deste tratamento estão em torno de R$ 100,00.
 
De acordo com a Dra. Doris Hexsel É importante que as pacientes saibam que não existem métodos milagrosos. Como a celulite tem várias causas, tratá-la exige uma abordagem multidisciplinar” fonte: boaforma.com.br.
Um grande mito existente em torno da celulite é o de que somente pessoas gordas pode ter o problema. ERRADO, engana-se quem pensa isso. A celulite é um problema subcutâneo que atinge pessoas a partir da puberdade, sendo que podem ser magras, gordas, baixas, altas, jovens, velhas...!
Existe divergência entre os profissionais da área médica quando o assunto é cirurgia plástica e celulite. Alguns afirmam que a celulite não pode ser curada com cirurgia, já outros dizem que existem formas de usar a cirurgia para tratar a celulite, mas todos são unanimes ao afirmar que, não adianta fazer cirurgia e não ter bons hábitos.
 É necessária uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, boa hidratação e cuidados com a pele. Essa dica vale tanto para quem esta tratando do problema, quanto quem ainda não o tem.
CELULITE INFECCIOSA
Quem ouve esse termo acha que é a mesma coisa que a celulite comum, mas enganam-se. Celulite Infecciosa é uma lesão nas camadas mais profundas da pele, causada por bactérias, sendo as mais comuns as do tipo estafilococos (staphylococcus aureus) e estreptococos (streptococcus pyogenes).
 

Este tipo de doença dermatológica é muito séria. Pode ocorrer a septicemia (processo inflamatório generalizado no organismo), levando a infecção ao extremo, pela corrente sanguínea, e atingindo tecidos de diversas regiões do corpo, levando a pessoa até mesmo a óbito.
 
 
Fontes: Tua Saúde, Portal da Educação, Dermatologia.net, Minha Vida.com,
SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia.
UM ÓTIMO VIDEO SOBRE O ASSUNTO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário