quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DRENAGEM LINFÁTICA


DRENAGEM LINFATICA: dá pra fazer em casa?

Estava eu, fazendo algumas pesquisas para um novo post e encontrei um vídeo bem interessante sobre Drenagem Linfática, então resolvi falar do assunto, já que eu fiz varias sessões e ameiiiii de paixão. Faz bem ao corpo e a mente, a gente sai relaxadíssima e mais leve da sessão. Então vamos lá, vou explicar o que é, quais os benefícios e no final do post terá o vídeo, o qual já assisti e achei interessante.

O que é o Sistema Linfático e como funciona.

Sistema Linfático compreende órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Os vasos linfáticos produzem e transportam liquido linfático para o sistema circulatório.

Resumindo, esse sistema “recolhe” o liquido excedente (tissular) que extravasou dos capilares      e o devolve a circulação sanguínea. Os vasos linfáticos também absorvem gordura do intestino, transportam os resíduos para serem eliminados e ajudam na defesa do corpo, sendo que os linfonodos são os chamados nódulos linfáticos, e são nestes pontos que a drenagem linfática age.

 

O que é DRENAGEM LINFATICA?

Drenagem Linfática é a técnica de massagear o corpo de forma a estimular o sistema linfático, fazendo que este, drene com mais eficiência líquidos retidos e elimine toxinas do organismo, alivia dores nas pernas, emagrece e melhora a celulite.

 
 
Pode ser feita manualmente,       que é considerada a forma mais eficiente, como também com aparelhos, exemplo é a eletro estimulação. São aplicados movimentos leves, suaves, ritmados, de forma lenta e precisa.
Uma coisa MUITO IMPORTANTE – DRENAGEM LINFÁTICA NÃO É PRA OCASIONAR DORES OU HEMATOMAS, essa historia de que se tem que fazer os movimentos fortes para drenar os líquidos é história.
É tão evidente que isto é mito, que a drenagem linfática não é somente indicada como obrigatória no pós operatório de cirurgias plásticas (lipoaspiração) para que o resultado seja o esperado, como descrito no estudo sobre o assunto, lançado na Revista da Graduação, vol. I, nº 1 de 2008. Então não esqueçam Drenagem não causa dor e sim alivio.
 

 
Vocês já devem ter ouvido falar também que e drenagem linfática emagrece, mas vou lhes dizer CALMA LÁ MARIA, drenagem linfática não tira gordura localizada como os exercícios físicos ou uma cirurgia plásticas, na verdade o que ocorre é o seguinte: muitas vezes o nosso peso não é somente gordura, mas também retenção de líquidos, o que causa inchaços.
 
A drenagem linfática, como já diz o nome, DRENA os líquidos e isso faz sim a pessoa perder medidas (peso), mas não adianta em nada, mais uma vez eu digo, NÃO ADIANTA NADA fazer a drenagem se não alia-la a alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.
Alimentos que contribuem para retenção de líquidos.
                Qualquer coisa na vida, quando em excesso prejudica de alguma forma. Com os alimentos também é assim, exemplo disso é a vitamina E. Esta vitamina é antioxidante, contem propriedades antienvelhecimento, age na manutenção do sistema nervoso e da fertilidade masculina e feminina.          Mas o excesso dessa vitamina pode ocasionar alterações na coagulação, distúrbios gastrointestinais e dor de cabeça, entre outros sintomas.
         Da mesma forma outros alimentos que são essenciais para nossa dieta diária, alguns destes, são o grande vilão na retenção de líquidos, se consumidos em excesso. Carboidratos simples, massas, pães e doces feitos com massa branca e o açúcar, são os piores em questão de retenção de líquidos. De acordo com o Dr. Paulo Olzon, clinico geral, em entrevista para a Abril.com “Esses alimentos são considerados de alto Índice Glicêmico (IG), ou seja, demandam uma grande quantidade de insulina para serem absorvidos rapidamente pelo organismo”, sendo que a insulina retem água e sais, ocasionando então o inchaço.
         Eu achei uma reportagem bem legal sobre uma mulher que aliou a drenagem linfática com uma dieta, feita por uma nutrologa, e emagreceu 34 kg, sendo que na dieta haviam ainda chá verde (durante minhas pesquisas “ouvi” muito falar deste chá para auxiliar na drenagem, mas não sei se é verdade) e uma coisa que eu faço muito, ÁGUA. Vou passar o link para vocês darem uma olhada a reportagem é inspiradora.
         Por fim, o intuito deste post, a drenagem linfática em casa.  Achei no youtube um vídeo onde uma Linfoterapeuta (foi a primeira vez que ouvi este nome rsrsrs, que vergonha). Ensina uma forma fácil e eficiente para realizar a alto massagem de drenagem linfática, eu adorei o video. Na verdade é de um programa da Tv record, mas eu não havia visto ele antes porque no horário deste programa sempre estou estudando, então a publicação do vídeo data de março deste ano.
 
Video Drenagem Linfática em casa.
 
fontes: sites Aula de Anatomia, drenagem linfática.net, Pucrs, Abril.com, Dr. Dráuzio Varella e Tua Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário